terça-feira, 15 de junho de 2010

Emulador de Game Boy para celulares com Java

Olá viciados em celular! (kkkkk)

Assim como vocês, eu também sou viciado em celulares. E hoje estou trazendo mais um emulador para aparelhos que suportam Java (ou seja, para qualquer celular hoje em dia). O console emulado dessa vez é o Nintendo Game Boy Color (GBC). O Game Boy Color foi um console portátil muito famoso nos anos 90, e ainda faz sucesso até hoje graças à emulação.

Mas deixando de papo-furado, o emulador em questão é o MeBoy. Eu fiz o download e estou jogando muito no meu Nokia 5310 Xpress Music. Ele roda perfeitamente, e emula os sons também, apesar de que a emulação de som ainda não é lá essas coisas (as músicas são distorcidas, kkkk). Esse emulador tem um pequeno ponto contra. Diferente de alguns outros emuladores que eu já testei, o MeBoy não consegue abrir uma ROM que esteja guardada no celular ou no cartão de memória, porque ele não acessa o sistema de arquivos do aparelho, mesmo que o aparelho suporte esse tipo de operação. Pra quem não entende disso, em resumo significa que você precisa passar as ROMs dos jogos que você quer emular "pra dentro" do arquivo JAR do emulador. Pelo menos o programa faz isso automaticamente. Veja a seguir como proceder com a instalação:



Primeiro você tem que executar ele no computador, daí vai abrir uma janela pedindo pra escolher as ROMs dos jogos que você quer emular. Daí você pressiona o botão para criar o JAR e o JAD do celular, e então é só passar esses arquivos pro celular através do cabo USB ou do bluetooth. Repare que muitos celulares (como o meu) não aceitam arquivos JAR maiores que 1MB. Se esse for o caso do seu aparelho, você não vai poder adicionar muitas ROMs no JAR (se for de GBC cabe no máximo umas 2 ROMs, se for do GB original, cabem no máximo umas 4 ou 5 ROMs). Mas isso não impede de criar quantos JAR você quizer, dessa forma você vai ter diversas instâncias do mesmo emulador contendo diferentes ROMs, e vai ter que executar a instância que contiver o jogo que você quer emular. Aff... quanto trabalho.


Complicado? Sim, eu também achei :P

Enfim, se todo esse trabalho não te desanimou, e você ainda está louco pra ter esse emulador no seu celular, use o link abaixo para fazer o download (este link é direto):

http://arktos.se/meboy/ver/latest/MeBoyBuilder.jar


Dúvidas? Pergunta pra mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário