quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anonymous Roguelike

Atualizado em 04/01/2012


Este protótipo foi abandonado.

O jogo verdadeiro (sem relação alguma a este protótipo) está sendo desenvolvido. Confira a página dedicada a Rhye's Quest, um jogo baseado na mesma idéia:

http://fernando-aires.blogspot.com/2011/12/rhyes-quest.html




Olá jogadores!

Estou aqui para postar o meu protótipo de um roguelike ainda sem nome, por isso o título Anonymous Roguelike = Roguelike Anônimo. Clique na imagem abaixo para ver melhor o protótipo que foi feito em C e C++:




Pra quem não sabe o que é um roguelike, vou explicar. Um roguelike é um gênero de jogo de estratégia e RPG, cuja interface na maioria das vezes não é composta por imagens gráficas, e sim por caracteres ASCII (letras, números, símbolos, etc.) coloridos ou não, e cada caractere representa um elemento do jogo. Geralmente, o personagem principal do jogo é representado pelo símbolo de arroba: @. Os inimigos são geralmente representados por letras do alfabeto maiúsculas, minúsculas, ou ambas. Por exemplo, um "Monstro" pode ser representado pela letra 'M' e um "Fantasma" pela letra 'F'. Em geral, encostar em um inimigo pode fazer com que você o ataque ou que você seja atacado. Os típicos roguelikes não têm gráficos, e nem som.

Roguelikes não são muito populares no Brasil, e muito menos nessa época atual. Os roguelikes na verdade faziam sucesso nos anos 70, quando os computadores da época não tinham toda essa capacidade gráfica que têm hoje em dia, e um monte de caracteres ASCII caminhando pela tela causavam o maior rebuliço.

Como muitos sabem, eu sou viciado por jogos antigos, quanto mais antigos, melhor. E como não poderia deixar de ser, eu resolvi desenvolver a minha própria engine para um roguelike, ao qual eu ainda não dei um nome.

Nessa demo, eu dotei os inimigos com uma IA (Inteligência Artificial) interessante. Eles tendem a te seguir caso você passe perto deles ou caso eles te vejam. Se você ficar longe deles eles ficam rodando o mapa procurando por algo. Quando um inimigo te alcança, a tela pisca e/ou faz um barulho, e você perde HP. Se você ficar com o HP muito baixo, a cor do personagem fica vermelha. Caso o HP chegar a zero, você morre e terá que reiniciar o jogo.

O arquivo que você vai baixar é um .ZIP contendo dois arquivos: RL_Demo.exe e teste.map. Repare que você deve extrair os dois arquivos juntos no mesmo diretório! RL_Demo.exe é o jogo em si, e teste.map é o mapa da área num formato que é dependente da minha engine. Para iniciar o jogo clique duas vezes no RL_Demo.exe. Use as teclas direcionais (setas) para mover-se pelo mapa. Encoste num Monstro (letra 'M') para o atacar. Pressione a tecla F12 para sair do programa. Veja todos os comandos do protótipo:

Setas direcionais = Mover personagem pelo mapa

(Os três comandos abaixo, servem para envenenar, atordoar ou paralizar o personagem. Pressione uma vez para causar o efeito, e pressione denovo para voltar ao normal)

ALT+P = Envenenar personagem (perde HP ao caminhar - mova-se até passar o efeito)
ALT+O = Atordoa personagem (caminha aleatoriamente - mova-se até passar o efeito)
ALT+I = Paraliza personagem (fica paralizado por alguns segundos - mova-se até ele voltar ao normal)

ALT+D/ALT+C
= Aumenta/Diminui GP (dinheiro)
ALT+S/ALT+X = Aumenta/Diminui MP (mana)
ALT+A/ALT+Z = Aumenta/Diminui HP (energia vital)

ALT+F/ALT+V = Aumenta EXP-PT (pontos de experiência) de 10 em 10 ou de 1 em 1
ALT+G = Aumenta EXP-LV (nível de experiência) em 1

F12 = Sair do jogo


Confira a entrada no Wiki RogueBasin:



Clique no link abaixo para baixar a versão demo do roguelike sem nome:

http://www.4shared.com/get/fj6OckrB/_2__RL_Demo.html



Valeu!!!