sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como baixar mapas do Google Maps

Olá, pessoal.
Neste artigo vou ensinar a baixar mapas do Google Maps.

Alguma vez você já deve ter navegado pelos mapas do Google para ver a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, ou ver cidades de outros países. Você já deve ter se perguntado, "será que tem como baixar os mapas pra ver mesmo sem estar conectado na Internet?"... Pois bem, aqui você vai aprender que sim, tem como baixar todos os mapas que você quizer, mapas do tipo normal ou com fotos de satélite, em qualquer nível de zoom.

A Google proíbe a distribuição dos mapas, dizendo que baixar os mapas deles é infração de copyright. Mas apesar disso, existem por aí vários programas que fazem justamente o que a Google mais detesta. Obviamente, você não tem como fazer download dos mapas diretamente no site do Google Maps. Para isso, vou apresentar a vocês dois recursos, duas formas de baixar qualquer mapa.

O primeiro recurso é uma ferramenta em Java que eu mesmo desenvolvi, chamada Google Maps Downloader com o intuito de visualizar e baixar mapas completos.


Clique no link abaixo para acessar o meu artigo sobre o Google Maps Downloader



O segundo recurso, caso você não tenha conseguido baixar usando o meu programa, é um site criado especialmente para isso: o Super Googer.


Clique no link abaixo para acessar o site do Super Googer:

http://pallit.lhi.is/bigice/bigpic.html





Como usar o Super Googer para baixar mapas?


Ao entrar no site do Super Googer, você vai ver uma interface com algumas instruções em inglês, algumas caixas de entrada para digitar números, um menu drop-down e um botão onde diz "Enviar dados".

Para que o site possa fazer download dos mapas para você, você precisa digitar os dados que o site pede. Para obter esses dados, você precisa primeiro entrar no Google Maps e procurar o local de onde você quer baixar o mapa. Ao encontrar o local no mapa, siga as seguintes instruções para obter os dados necessários:


1 - Vá com o mouse até o canto superior esquerdo da região que você deseja baixar. Clique nesse local com o botão direito, e vai aparecer o menu do Google Maps com algumas opções. Se aparecer o menu do seu navegador por cima do menu do Google Maps, basta pressionar a tecla ESC ou ESCAPE, sem mover o mouse, que o menu do navegador desaparece e o menu do Google Maps fica visível.

2 - Agora, no menu que apareceu clique na opção "What's here?", que vai aparecer uma flecha verde no mapa sobre o local onde você clicou, as informações do local aparecerão no lado esquerdo da página, e um par de coordenadas vai aparecer na caixa de entrada, como por exemplo 40.910696, -74.047998.

3 - Esse par de coordenadas correspondem à latitude e longitude, respectivamente. Anote estas coordenadas pois você precisará delas para baixar os mapas no Super Googer!


Agora que você já tem as coordenadas do local, vá no Super Googer e preencha todos os campos. Veja a seguir o que significa cada campo da interface.


A interface do Super Googer mostra os seguintes itens:


- Latitude - Aqui você deve digitar a latitude do primeiro bloco do mapa (pedaço do mapa na parte superior esquerda). A latitude é o primeiro número do par de coordenadas que você anotou.

- Longitude - Aqui você deve digitar a longitude do primeiro bloco do mapa (pedaço do mapa na parte superior esquerda). A longitude é o segundo número do par de coordenadas que você anotou.

- Zoom (1-20) - Aqui você especifica o zoom do mapa, isto é, o grau de detalhes que você quer no mapa. Quanto maior o zoom, mais detalhes estarão visíveis no mapa.

- Number of horizontal tiles - Aqui você especifica quantos blocos horizontais (da esquerda para direita) do mapa você deseja baixar, partindo do primeiro bloco na parte superior esquerda.

- Number of vertical tiles - Aqui você especifica quantos blocos verticais (de cima para baixo) do mapa você deseja baixar, partindo do primeiro bloco na parte superior esquerda.

- Map or satellite images? - Aqui é um menu drop-down, clique para abrir o menu e selecionar a opção desejada. "Satellite" serve para baixar os mapas de satélite, ou seja, sem nomes de ruas nem marcações, somente as fotos de satélite das ruas e construções. "Map" serve para baixar os mapas comuns, com os nomes das ruas, dos bairros, etc.

- Botão "Enviar dados" - Quando tiver digitado todas as informações, clique neste botão para enviar os dados para o site.


Assim que terminar de preencher os dados, clique no botão "Enviar dados" na parte de baixo da página para enviar as informações. Em alguns segundos, o site vai redirecionar para uma nova página onde automaticamente serão "colados" os blocos do mapa de acordo com os dados que você digitou na interface. Dependendo da quantidade de blocos, pode demorar vários minutos para fazer o download completo da área. Se por acaso alguns blocos não aparecerem, não se preocupe, isso é por falta de memória RAM, mas na hora de salvar a página, todos os blocos são salvos, mesmo que não estejam aparecendo.

Assim que a página terminar de carregar e o mapa estiver completo (mesmo que falte um ou outro bloco), vá no menu do seu navegador e salve a página completa. No Firefox, basta ir no menu "Arquivo" e selecionar "Salvar como...". Isso vai salvar a página com o mapa completo no seu HD, e dependendo do tamanho pode levar mais alguns minutos.

Depois de tudo isso, você vai ter no seu HD o mapa completo para visualização off-line, isto é, mesmo sem estar conectado na Internet você vai poder ver o mapa inteiro no navegador!



Gostaram da dica? Deixe comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário