quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Como descompactar arquivos .ECM

Então, você baixou um jogo de Playstation...

E quando descomprimiu o .ZIP ou .RAR, usando WinZIP ou WinRAR, apareceu um .ECM ou .ISO.ECM?

Pois é, as ISOs de Playstation na maioria das vezes além de virem compactadas em arquivos .RAR, elas vem comprimidas num arquivo de extensão .ECM. Isso serve pra diminuir o tamanho do arquivo final. Só que estes arquivos .ECM não funcionam no emulador! Você precisa primeiro descomprimir o .ECM para obter um arquivo .ISO, que é a "imagem" do CD do jogo propriamente dito, e é este arquivo .ISO que o emulador de Playstation consegue rodar (pelo menos no ePSXe).

Para obter o programa PakkISO, que descomprime os arquivos .ECM, clique no link mais abaixo com o botão direito e selecione "Salvar link como...", depois instale o programa no Windows.

Após a instalação, configure a variável de ambiente PATH para o caminho onde está o programa unecm.exe. Digitando o comando UNECM no prompt de comando seguido do nome completo do arquivo .ECM faz com que ele seja descomprimido. Também é possível "arrastar" o ícone do arquivo .ECM para cima do executável unecm.exe, ou então clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo .ECM e selecionar "UnpakkISO" no menu, mas estes outros métodos eu não recomendo pois nunca testei.

Se não funcionar: Certifique-se de que o nome do arquivo .ECM é um nome curto, não tem espaços e nem caracteres especiais, verifique se você está na mesma pasta onde o arquivo se encontra e se a variável de ambiente PATH foi configurada corretamente. Caso reste dúvidas, me pergunte.


Enfim, baixe o PakkISO aqui:

http://www.emuparadise.org/downloads/PakkISO-0.4-setup.exe


Espero que este artigo tenha lhe ajudado!
4 pessoas odeiam este artigo por motivos sobrenaturais.