quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"O Estranho Misterioso" de Mark Twain

Olá, leitores e intelectuais!

Hoje vou apresentar a vocês uma obra sensacional (em inglês) chamada "The Mysterious Stranger", ou, traduzindo "O Estranho Misterioso", escrito pelo americano Mark Twain.



Geralmente considerado um escritor "juvenil" e um "humorista", Mark Twain recebeu elogios bastante enobrecedores. Segundo Ernest Hemingway, "toda a literatura moderna norte-americana nasceu com Huckleberry Finn". E William Faulkner chamava Mark Twain de "o pai do romance nos Estados Unidos". Se suas obras mais conhecidas -- As aventuras de Tom Sawyer (1876) e Huckleberry Finn (1884) -- conservam aquele estilo de prosa humorística, o mesmo já não se pode dizer de "O Estranho Misterioso", que ele escreveu no fim da vida e que só foi publicado em 1916.

Mais do que um romance de aventuras e totalmente diferente de suas obras "juvenis" e "humoristas", "O Estranho Misterioso" é um livro da maturidade, universalista, uma perturbadora indagação sobre a natureza do ser humano. Neste livro, Mark Twain nos leva para a Idade Média, numa pequena aldeia adormecida e apartada do mundo, onde surge um "estranho misterioso" que desafia a ordem estabelecida e se mostra capaz de realizar magias e proezas, ler mentes, ver passado e futuro, tornar-se invisível e mudar o destino das pessoas.

Encontramos em "O Estranho Misterioso" uma idéia que C.G. Jung iria desenvolver: a realidade psicológica é a única que existe.

Ah, agora, antes de você baixar o livro: Nos anos 80, na série de animação infantil chamada "As Aventuras de Mark Twain", houve um episódio com o mesmo nome do livro, onde aparece uma versão reduzida desta história. Inclusive, este episódio foi banido em alguns países, por ser extremamente perturbador e sinistro, assustando as crianças. Veja abaixo o vídeo do YouTube com a cena em questão:





Clique no link abaixo para ir até a página de download deste livro (somente em inglês)

http://manybooks.net/titles/twainmar31863186.html


OBS: Na página que abrir, observe o canto direito da página onde há um quadrado verde escrito "Download". Lá, selecione o tipo de arquivo que você deseja na lista drop-down e então clique no botão "Download" para baixar o livro no formato selecionado. Existem diversos formatos, incluindo TXT, PDF, DOC, e HTML.


Caso queira comprar este livro em português, pode conseguir pela editora Axis Mundi

http://www.axismundieditora.com.br/catalogo/56


De acordo com o site da editora, você pode comprar este livro diretamente da distribuidora Pega-Sonho Livros e Achados, eles enviam por correio para todo o Brasil. Veja como entrar em contato:


PEGA-SONHO LIVROS E ACHADOS

Endereço:
Rua Martinico Prado, 372 - Higienópolis
CEP: 01224-010 - São Paulo, SP
Telefone: (11) 3668-2107
E-mail: pegasonho@terra.com.br


Veja mais detalhes no site, na página "Distribuidoras"

http://www.axismundieditora.com.br/distribuidoras


Espero que gostem do livro!