segunda-feira, 8 de novembro de 2010

São José, SC - Conheçam a cidade onde moro

Hoje não tenho muito o que escrever, por isso vou apresentar a vocês a cidade onde eu moro: São José, no estado de Santa Catarina (no Brasil).

São José, SC é uma cidade relativamente grande e populosa, uma das mais populosas do estado, faz divisa com vários municípios como Florianópolis (capital do estado), Palhoça e Biguaçu. Não é "aquela" cidade, é uma cidade legal, tem tudo o que precisamos, tanto que quase não vou a Florianópolis porque não tenho necessidade disso (e São José é melhor que Florianópolis, na minha opinião, e eu moro há 10 anos aqui). Pelo menos o povo aqui é menos idiota, isso é certo.




São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Já integrou a extinta região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense. Tem cerca de 200 mil (2008) habitantes e não possui curso de água relevante.

Faz divisa com as cidades de Palhoça e Biguaçu. Na divisa com Palhoça, encontra-se o rio Imaruim. Também possui limites com a capital, Florianópolis, a divisa é feita pela Avenida Josué di Bernardi.



A cidade faz limite com a porção continental de Florianópolis, sendo banhada pelas baías norte e sul, na qual recentemente construíram um aterro (veja foto) e é seccionada por uma rodovia de importância internacional: a BR-101, parte da Rodovia Panamericana que liga os grandes centros de Rio de Janeiro e São Paulo. Além desta, cruza parte da cidade o trecho inicial da BR-282, que dá acesso ao oeste do Estado. Às margens da BR-282, onde esta entroncada na BR-101, localiza-se o Shopping Center Itaguaçu.

Os limites com Florianópolis são determinados, ao sul, pelo rio Araújo que separa o bairro Campinas de Capoeiras, já em Florianópolis e ao noroeste pelo rio Büchler, em Barreiros. Mais ao norte a cidade se limita com o município de Biguaçu e, ao sul com o município de Palhoça. A oeste se limita com o município de São Pedro de Alcântara, o qual se emancipou de São José em 1994.

A maioria da população é de ascendência açoriana, mas existem também os descendentes de alemães, polacos, espanhóis, etc.


Confira o mapa interativo de São José, SC



Ver mapa maior


Bairros de São José, SC


Distrito Centro Histórico

* Área Rural Norte
* Área Rural Sul
* Bosque das Mansões
* Centro (centro histórico, pois o centro comercial é em Campinas/Kobrasol)
* Colônia Santana
* Distrito Industrial
* Fazenda Santo Antônio
* Flor de Nápolis
* Forquilhas
* Forquilhinhas
* Picadas do Sul
* Ponta de Baixo
* Praia Comprida
* Roçado
* Potecas
* São Luiz
* Sertão do Maruim

Distrito Sede (Centro comercial da cidade)

* Campinas
* Kobrasol

Distrito de Barreiros

* Areias
* Barreiros
* Bela Vista
* Floresta
* Ipiranga
* Jardim Cidade de Florianópolis
* Jardim Santiago
* Nossa Senhora do Rosário
* Pedregal
* Real Parque
* Serraria


É em São José que se encontra o primeiro Centro Universitário Municipal público (gratuito) do Brasil. Mantido pelo Município, o Centro Universitário Municipal de São José - USJ oferece quatro cursos para a população: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Pedagogia.

Atualmente conta com um quadro discente de mais de 900 acadêmicos e com um corpo docente de aproximadamente 60 professores.

O Projeto socioeducacional - USJ contribui para o desenvolvimento do Município, oferecendo cotas sociais, sendo que 70% de suas vagas são destinadas aos estudantes de escolas públicas de São José.

Também em São José, está localizado um campus da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no qual se destacam nacionalmente os cursos de graduação em Turismo e Hotelaria, em Engenharia da Computação e em Relações Internacionais.

Dentre outras instituições de ensino instaladas no município destacam-se a UNIBAN e a Universidade Estácio de Sá.

As últimas grandes obras na cidade foram a Avenida Litorânea – a Beira-Mar de São José – e o Centro Multiuso, que fica nesta avenida.

A cidade sofre, na hora do rush, com congestionamentos crônicos. Embora tenha sido construída uma avenida sobre um aterro à beira-mar, esta em pouco aliviou o trânsito no sentido Florianópolis-bairros de São José, e hoje a antiga via possui mão única para atenuar o problema.

Há um hospital de grande porte, o Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, que é popularmente conhecido como Hospital Regional de São José, mantido pelo governo do estado de Santa Catarina, e atende praticamente toda a população da região e de cidades vizinhas. Além do hospital, também existem vários postos de saúde espalhados pelos bairros.

Fonte: Wikipédia, a Enciclopédia Livre


Confiram algumas fotos que eu tirei em setembro/2010 da Avenida Beira-Mar em São José, SC

*OBS: Está tudo deserto pois o dia estava nublado e ventando muito.
Clique em uma foto para ampliá-la.










Gostaram da minha cidade? Venham visitar então.