sábado, 25 de dezembro de 2010

Dingoo - Um console portátil para jogar emuladores

Que e-mo-ção! Não creio!
Finalmente, chegou um console de videogame dedicado a rodar emuladores!!!

Sim, é isso mesmo! Lançado logo no primeiro semestre de 2010, o pequeno notável tem um nome bem pequeno com apenas 6 letras: DINGOO, mas o que esse aparelhinho é capaz de fazer... Continue lendo, e verá.


Dingoo A320


O Dingoo modelo A320 é um console de videogame produzido pela companhia chinesa Dingoo Digital Technology Company Ltd., sendo dedicado à emulação de diversos outros consoles antigos, das eras de 8, 16 e 32 bits, como por exemplo, NES (o Nintendinho), Super NES, Game Boy Advance, Mega Drive e, pasmem, até Playstation!!!

Com um Dingoo você pode reviver os velhos tempos jogando o primeiro Zelda, jogando todos os games do Mega-Man, e é claro, o bom e velho Super Mario World... E o que é melhor, tudo isso na palma da sua mão! O console é mais ou menos do tamanho de um telefone celular comum, a tela tem a resolução de 320x240 pixels capaz de mostrar milhares de cores. Além de rodar tudo quanto é jogo, o aparelho ainda é um ótimo MP4 player, toca MP3, vídeos de diversos formatos, sintoniza rádio FM, grava voz e o som do rádio, permite ler arquivos no formato TXT (texto simples) e outras coisas mil. Veja as especificações detalhadas:

Processador: Ingenic JZ4732 @ 336 MHz (arquitetura MIPS);
RAM: 32 MB @ 112 MHz;
Capacidade de armazenamento: 1/2/4 GB flash;
Armazenamento adicional: Cartões de memória MiniSD/SDHC;
Botões: Um D-Pad (4 direcionais), 2 no topo (L, R), 4 na frente (A, B, X, Y), Start, Select;
Saídas: Auto-falantes estéreo, fone de ouvido e saída para TV;
Entrada/Saída: USB 2.0;
Tela: 2.8" LCD, resolução de 320x240 pixels, mais de 60 mil cores;
Bateria: Recarregável, 3.7V 1700-1800 mAH (6.29WH) Li-Ion, dura aprox. 7 horas de uso;
Formatos de Vídeo: RM, MP4, 3GP, AVI, ASF, MOV, FLV, MPEG;
Formatos de Áudio: MP3, WMA, APE, FLAC, RA;
Rádio: Possui sintonizador de rádio digital;
Gravação: Grava voz (MP3 and WMA formats) e rádio FM a 8 KHz;
Tamanho: 125 × 55.5 × 14 mm;
Peso: 110 gramas.

Sentiram só o poder do brinquedo? Quer mais? Então chupe essa manga: O Dingoo é capaz de rodar Linux!!! Sim, é isso mesmo! Existe uma distribuição de Linux dedicada ao Dingoo - é o sistema operacional open-source chamado Dingux. Instalando o Dingux no Dingoo, você expande as possibilidades do aparelho. Pela net existem vários sites disponibilizando programas, jogos e novos emuladores para rodarem especialmente no Dingux.

Oficialmente, o Dingoo contém os emuladores dos seguintes consoles: Game Boy Advance, NES, Super NES, Neo Geo, CPS1, CPS2 e Mega Drive. Além destes que já vêm instalados no console, você pode baixar outros da net, mas alguns só rodam se você instalar o Dingux antes. Para baixar existem emuladores dos seguintes consoles: Game Boy, Game Boy Color, MSX, Sega Master System, Atari 2600, ZX Spectrum, entre vários outros.

Como citei anteriormente, além de você poder jogar todos esses jogos, você ainda pode ouvir MP3 e outros formatos de música digital, e também pode assistir diversos formatos de vídeo, sem falar no sintonizador de rádio FM e no leitor de arquivos de texto. Só faltou o sintonizador de TV, néaaaan!!! Ah mais daí já é pedir demais. O Dingoo já é um sonho de consumo do jeito que é!

O melhor dessa história toda é que o dito cujo já está à venda no Brasil. Sim, o Dingoo é comercializado aqui no Brasil pela boa e velha Dynacom.

Apesar disso, ainda é MUITO difícil encontrá-lo nas lojas, pois os Nintendo DS e Sony PSP da vida sempre são preferência. Mas em alguns lugares você pode conseguir o Dingoo novinho por uns 300 reais, em média, creio eu. Eu nunca vi o aparelho pessoalmente, somente em inúmeros vídeos e reviews na net. Mas pelo pouco que conheço, já estou completamente apaixonado por ele!

Editado em 7 de janeiro de 2011

Comprei o meu ontem! Mas acabei comprando o modelo novo, Dingoo A330, que é na verdade a mesma coisa que o Dingoo A320, porém com mais memória RAM e com formato de PSP. Confiram só, eu já jogando Castlevania III do NES nele:




Gostaram? Compre o seu também! (Comprei o meu pelo Mercado Livre).





Vídeos sobre o Dingoo


Deleite-se agora com os vídeos sobre o pequeno notável, e caso se apaixone por ele também, trate de guardar uma graninha e procure no camelô mais próximo da sua casa! Você pode encontrá-lo lá!!! (ou não...)


Uma breve amostra de como funciona o Dingoo A320




Dingoo A320 Review




Cosmic Cast #2 - Por Dentro do Dingoo

Parte 1/4



Parte 2/4



Parte 3/4



Parte 4/4




Assista outros vídeos do Dingoo, clicando aqui:
Lista de reprodução do YouTube - "Dingoo A320 Videos".





Links sobre o Dingoo




No Mercado Livre você encontra vários anúncios do Dingoo para vender, basta dar uma olhadinha aqui: Veja anúncios do Dingoo no Mercado Livre.

Quer ver a quantidade enorme de novos games e emuladores que você pode baixar para instalar no Dingoo? Dê uma olhadinha aqui: Jogos e emuladores para o Dingoo no OpenHandhelds.com.

Leia o artigo na Wikipédia sobre o Dingoo e saiba mais informações sobre o console clicando aqui: Dingoo - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Confira o site oficial do Dingoo, da empresa chinesa que o fabrica, clicando aqui: Dingoo Technology Company Ltd.

Acesse o blog oficial do Dingux, a versão de Linux especialmente desenvolvida para o Dingoo. Clique aqui: Dingux, o Linux para Dingoo.

Querendo instalar o Dingux? Ora, leia isto: Guia de como instalar o Dingux no Dingoo.

Leia o site referência internacional sobre o Dingoo: Dingoonity

Leia o blog brasileiro sobre o Dingux, clicando aqui: DingooBr, blog brasileiro sobre o Dingoo.




Espero que tenham gostado!