quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Programando telefones celulares em Java ME

Olá, programadores.

Se você quer aprender a programar para telefones móveis usando Java ME (Mobile Edition), então este artigo foi escrito especialmente para você. Aqui você vai aprender, através de um pequeno programa-exemplo bem explicado, a desenvolver um simples mas funcional aplicativo que roda em qualquer celular com tecnologia Java ME.


Programar em Java ME para celulares com tecnologia Java é legal



O aplicativo em questão chama-se Mobinote e serve simplesmente como um leitor de notas. O que seria um "leitor de notas"? É nada mais, nada menos do que um leitor de arquivos de texto simples sem formatação.

A única coisa que este programinha faz é abrir um arquivo chamado "texto.txt" que deve estar no interior do arquivo JAR, compactado junto com os outros arquivos do programa. O aplicativo lê esse arquivo inteiro e trata de apresentar todo o conteúdo dele em formato texto na tela do dispositivo. O aplicativo tem somente um comando, que é o "Sair", usado justamente para encerrar o programa. É simples assim, mas já é um começo pra quem nunca programou em Java para celulares.

Apesar de simples no conceito, esse programa demonstra alguns aspectos importantíssimos no desenvolvimento de aplicativos Java ME, como por exemplo:

- Todo MIDlet (aplicativo Java ME) é contido numa classe que estende a classe MIDlet e tem um "esqueleto" que é padrão em praticamente todo e qualquer aplicativo Java ME, e alguns métodos que são invocados automaticamente pelo dispositivo devem ser redefinidos (reescritos) no seu programa para que o dispositivo faça o que você quer na hora que você quer. Você vai repetir muito esse "esqueleto" nos seus futuros MIDlets, com certeza.

- Outro detalhe valiosíssimo nesse programa, é a ilustração do uso de algumas classes da API de Java ME para criar streams de E/S que servem para carregar e ler ou escrever o conteúdo de recursos do aplicativo, como arquivos de texto ou imagens. Repare que arquivos de recurso devem estar compactados dentro do mesmo arquivo JAR onde estão as classes do aplicativo. Para manipulação de arquivos que estejam fora do JAR e na memória do próprio dispositivo ou cartão de memória, é necessário utilizar a API FileConnection, que é opcional (nem todos os dispositivos aceitam), e por isso não é ilustrada nesse programa.

- Você vai aprender como criar um Form, que é um dos componentes mais importantes para a criação de interfaces com o usuário em Java ME. Um Form é uma espécie de "contêiner" onde é possível acrescentar diversos outros componentes de GUI como textos estáticos, caixas de texto, caixas de seleção, etc. Neste programa você verá como acrescentar um texto estático num objeto Form para que ele apareça na tela do dispositivo.

- Além disso, você ainda verá como criar comandos que aparecem na tela do dispositivo como "botões" que o usuário seleciona para executar algumas ações, como sair do programa, por exemplo.

Bom, chega de papo-furado. Logo abaixo você pode fazer o download do projeto do Mobinote criado na IDE NetBeans. Uma idéia legal para você aprender mais sobre Java ME é expandir esse programa para criar uma espécie de "bloco de notas" para celulares. À primeira vista pode parecer complicado, mas eu garanto que se você já tiver alguma experiência em Java, mesmo que for mínima, você consegue criar um editor de textos em Java ME em questão de dias ou semanas. É Java Oi. Simples assim.


Java está em todo lugar, inclusive no seu telefone celular



Ah, já ia me esquecendo! Para programar usando Java ME e desenvolver seus aplicativos para celular, você precisa ter o SDK de Java ME instalado no Windows. Caso ainda não tenha, confira a seguir o link para baixar o SDK do site da Oracle:


Clique no link abaixo para fazer o download do Java ME SDK
(é necessário registrar-se no site da Oracle antes)

Página inicial do Java ME Platform SDK
Download Java ME Platform SDK 3.0 for Windows


Clique no link abaixo para fazer o download do projeto do Mobinote (só 23 KB)

http://www.4shared.com/file/ZplxQqmd/Mobinote.html


OBSERVAÇÃO:

Este programa é Software Livre, portanto você pode modificá-lo e fazer o que quizer com ele.




Quaisquer dúvidas à respeito do programa, envie para meu e-mail ou deixe comentário que responderei assim que possível. Espero que façam bom proveito e aprendam com esse programa :)