sexta-feira, 25 de março de 2011

Code Complete - Um livro essencial para qualquer programador

Sim, é isso mesmo, colegas programadores, analistas de sistema e afins.

Há algum tempo que me deparei com a versão digital deste livro: Code Complete, 2ª edição escrito por Steve McConnell, e posso afirmar: este é um livro essencial para qualquer programador que se preze. Pois vamos a uma breve descrição dele, e em seguida a minha opinião e os links para download do original em inglês ou para comprar pela Internet a versão traduzida para o português:


Code Complete 2ª edição
Leitura obrigatória para qualquer um que se diz programador



Steve McConnell capta, nesta obra, a essência do conhecimento acadêmico, da pesquisa e da prática comercial cotidiana, sintetizando as técnicas mais eficientes e os princípios mais conhecidos da construção de software em orientações claras e pragmáticas. Independentemente do nível de experiência do leitor, do ambiente de desenvolvimento ou do tamanho do projeto, este livro instruirá e estimulará sua forma de pensar, auxiliando-o a construir códigos da mais alta qualidade.

Este livro é tão bom que já passei uma noite em claro lendo ele, e não cansei. A linguagem é simples, não tem muitas "frescuras", obviamente sempre tem os termos mais técnicos da nossa área, mas pra quem já tem algum conhecimento mesmo que seja básico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de alguma linguagem de programação orientada a objetos (principalmente C++ e/ou Java) já pode desfrutar da leitura deste clássico da Engenharia de Software.

Ele aborda todos os tópicos mais importantes da área, e o que mais me chama atenção é o fato de este livro ser extremamente prático, isto é, tudo o que está escrito pode ser colocado em prática na nossa vida cotidiana de analisar e codificar sistemas.

Você, programador como eu, sabe como é prazeroso escrever um código bonito, bem formatado, bem comentado, limpo, simples e funcional. Mas também sabemos que essa beleza toda é muito mais fácil na teoria do que na prática. Muitas vezes no nosso dia-a-dia nos deparamos com problemas de design e de implementação que nos fazem arrancar os cabelos e passar noites em claro tentando achar uma solução ou desenvolver um algoritmo. Este livro certamente vai ajudá-lo nessa incansável busca por um código de alta qualidade, como já está me ajudando.

Pra mim que comecei a programar aos 12 anos em BASIC, este livro está sendo praticamente um curso "formal" de programação, porque tudo o que eu havia aprendido até então era na prática, na raça, na tentativa e erro. Em BASIC eu programava código espaguete cheio de "GOTO's" e "GOSUB's" e nem sabia da existência de paradigmas de programação como programação estruturada ou orientação a objetos. Repetia mil fragmentos de código, não fazia nem idéia do que era uma função, um procedimento, uma classe, um objeto... Hoje muito do que eu sei eu devo aos livros e à minha incansável busca pelo conhecimento.

Enfim, indico este livro a todos os programadores que buscam aprimorar os seus conhecimentos na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Engenharia de Software. E se for pra você ter pelo menos um único livro sobre o assunto, que seja esse.

Eu não encontrei este livro para download em português, se quizer baixar na Internet, tem somente em inglês. Mas caso queira comprar o livro traduzido para o português você encontra nas maiores livrarias do Brasil, ou em lojas online, como o Submarino.com.br por exemplo. Confira os links a seguir:


Clique no link abaixo para ver o download no 4Shared (em PDF ou CHM)

Buscar "Code Complete" no 4Shared


Clique no link abaixo para comprar no Submarino (custa uns R$ 158,00)

Comprar "Code Complete" pelo Submarino.com.br


Sempre dando mais um passo para se tornar um programador melhor :)