quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Top Pop Grécia: Os top da música pop grega

Atualizado em 7 de novembro de 2013

Hoje quero falar sobre um assunto que eu adoro: música pop. Melhor ainda, vou falar aqui sobre música pop grega, ou seja, música pop da Grécia (óbvio).



Compilei aqui uma lista das que eu considero as 100 melhores músicas pop que vivem tocando nas rádios gregas ultimamente. Claro que eu não tenho como conhecer todas as músicas e todos os artistas pop da Grécia, mas pelo menos esta lista é baseada no que eu já ouvi e gostei. Como gosto musical é algo muito subjetivo, esta lista reflete basicamente o que eu gosto de ouvir, e não necessariamente o que o resto do mundo gosta. A lista NÃO está ordenada por posição nas paradas ou algo assim.

Importante lembrar também que por música pop grega eu me refiro à música grega moderna, ou seja, o que está bombando por lá nos dias de hoje. Nada de música clássica (eu nem sei o que seria música clássica grega, mas enfim).

Outro detalhe: pra escrever grego aqui eu não vou usar o alfabeto grego, eu prefiro o alfabeto latino mesmo, afinal ninguém ia entender o alfabeto grego mesmo. Pra isso a gente utiliza um sistema chamado de transliteração, onde transformamos cada letra ou dígrafo do alfabeto grego em uma letra ou dígrafo do alfabeto latino.

Quer saber logo quem são atualmente os três maiores e melhores cantores gregos de música pop e também os meus preferidos, sem ter que escutar essa lista inteira? Pois são os seguintes (não estão em nenhuma ordem específica):

Bom, mas agora chega de papo, e vamos ao meu Top 100 Grécia totalmente transliterado!


Obs 1: Este artigo está em construção, ou seja, estou adicionando os vídeos aos poucos, por isso ainda não constam todas as 100 músicas.

Obs 2: As músicas não estão em nenhuma ordem específica, apenas fui adicionando um vídeo acima do outro.

Obs 3: O Sakis Rouvas é o maior cantor pop da Grécia, e eu nem incluí ele nessa lista porque obviamente ele vem sempre no topo. Dê uma passadinha no meu artigo dedicado exclusivamente a esse deus grego do pop:

http://fernando-aires.blogspot.com/2010/09/sakis-rouvas-o-britney-spears-macho-da.html
http://fernando-aires.blogspot.com/2010/11/discografia-de-sakis-rouvas.html




Atenção!!!

Retirei os vídeos deste artigo e resolvi criar uma playlist no YouTube, pois desta forma é bem mais fácil de gerenciar. As músicas que estavam aqui foram incluídas na playlist, e periodicamente eu vou adicionando os lançamentos, já que eu acompanho diariamente as rádios gregas e estou sempre por dentro do que toca e faz sucesso por lá. Confiram, curtam e deixem seus comentários (lá no YouTube!):


Obrigado!!!



Tem sugestões de músicas pop da Grécia? Me envie por favor, que eu adiciono por aqui se eu gostar!