terça-feira, 15 de novembro de 2011

Palette Editor

Olá, programadores.

Nesta última semana estive desenvolvendo um pequeno aplicativo em Java chamado PaletteEditor. Esse programa permite criar, salvar, abrir e editar paletas de cor, simples assim. "Mas pra quê diabos eu vou querer criar, salvar, abrir ou editar paletas de cor?" você deve ter se perguntado. Bom, eu fiz esse programa principalmente porque eu costumo desenvolver jogos e usar paletas de cor limitadas na quantidade máxima de cores, por exemplo, uso paletas indexadas só com 8 cores, com 16, com 32, com 64, com 128, ou até 256. Eu gosto de escolher à dedo as cores que a engine gráfica do jogo pode usar. Por esse motivo, esse programa de editar paletas vai ser muito útil pra mim. Resolvi compartilhá-lo aqui, assim como praticamente todos os meus outros programas, pois pode acabar sendo útil pra mais alguém.


Screenshot do programa funcionando durante o primeiro dia de desenvolvimento:




Screenshot da versão final do programa:







Instruções


Como funciona o programa em geral:

O aplicativo sempre contém uma paleta de 256 índices. Ao iniciar, o programa automaticamente já cria essa paleta vazia com todas as entradas na cor branca. Você pode a partir daí começar a editar as cores das entradas individualmente, e depois salvar em formato binário (onde o valor de cada componente RGB de cada cor em cada índice da paleta vai sendo sequencialmente acrescentado ao arquivo).

Caso deseje abrir um arquivo de paleta do disco para editar, basta selecionar no menu a opção "Abrir" e escolher um arquivo de paleta (o programa sempre salva com a extensão .pal).

O programa suporta também a importação de arquivos JASC-PAL. Não vou entrar em muitos detalhes deste tipo de arquivo, só digo que ele é um tipo de arquivo um tanto popular para armazenar cores de paletas. Ao importar um arquivo JASC-PAL, o programa converte ele para binário na hora de salvar. Na versão atual, não é possível salvar arquivos JASC-PAL. E lembre-se, tanto arquivos de paleta binários ou JASC-PAL têm a extensão .pal.

Como editar uma paleta:

Para editar a paleta de cores você precisa selecionar um dos índices dela. Para isso, basta clicar encima da entrada desejada. No painel inferior que contém as três barras deslizantes e os campos numéricos, você pode visualizar qual índice está atualmente selecionado (onde diz "RGB for index X" onde X é o índice selecionado). Cada barra deslizante serve para alterar a intensidade de um dos componentes RGB da cor da entrada selecionada, de cima pra baixo, nesta ordem: vermelho, verde e azul. Deslizando uma barra para a direita aumenta a intensidade do componente. Deslizando uma barra para a esquerda, diminui a intensidade do componente.

No final de cada barra e dentro dos campos numéricos ao lado de cada barra, aparece o valor da intensidade em decimal. É possível editar o valor dos componentes RGB através dos campos numéricos também, bastando digitar o valor desejado no campo ou clicando nas setas ao lado do campo.

Independente do método usado para editar a cor, a entrada da paleta atualiza automaticamente para mostrar a cor atual.

É possível também aumentar ou diminuir as intensidades de todos os componentes RGB de uma só vez (aumenta ou diminui o brilho), bastando ficar com o cursor do mouse sobre uma entrada e movendo a roda do mouse para cima ou para baixo.

Como executar o programa:

Este aplicativo foi desenvolvido em Java 7 SE, ou seja, para executá-lo é necessário ter a JVM (máquina virtual Java) instalada no seu sistema operacional. Caso ainda não tenha Java, visite o site da Oracle e faça o download antes. Para executar o PaletteEditor você precisa entrar na linha de comando, ir até a pasta onde instalou o PaletteEditor e digitar java -jar PaletteEditor.jar. Uma forma mais simples é se você estiver usando Windows, então é possível associar todos os arquivos .jar com a JVM e clicar duas vezes sobre o ícone do programa para que ele execute automaticamente.





Caso queira baixar o programa, clique no link abaixo:


Baixar PaletteEditor 1.0 [beta] (16 KB de puro prazer)

http://www.4shared.com/get/rcFquGf3/PaletteEditor.html




Caso queira os códigos-fonte em Java, é só me pedir. E caso queira dar sugestões, criticar construtivamente, denunciar malditos bugs, ou agradecer, é só deixar comentário ou enviar e-mail.