quarta-feira, 6 de junho de 2012

Google Maps Downloader - Visualize e baixe mapas do Google Maps!

Olá pessoal, bem-vindos à minha mais nova criação.

O Google Maps Downloader é uma pequena e útil aplicação em Java. Com ela você pode visualizar e baixar mapas direto do Google Maps, sem restrição de tamanho. É possível salvar todas as imagens que compõem um mapa separadamente ou então salvar o mapa completo, sem precisar usar nenhum programa de edição de imagens para "montar" o mapa usando os blocos, já que o programa já faz isso por você automaticamente. Use o link a seguir para fazer o download, e continue lendo para conhecer as principais funcionalidades.




Lembre-se de que você precisa ter a versão mais atual do Java (JRE - Java Runtime Engine) instalada para poder rodar o programa. Para descobrir a sua versão do Java, na linha de comando digite java -version. O programa foi desenvolvido para rodar nas versões de Java superiores a 1.7.0 (isto é, Java 7 em diante). Se a sua versão for menor que essa, o programa não vai funcionar. Se for o caso, atualize o seu Java por aqui: www.java.com/pt_BR/download/

Se o seu sistema não estiver configurado para executar arquivos JAR com duplo clique, use a linha de comando java -jar GoogleMapsDownloader.jar para executar o programa.


Observação Importante: 

O programa está na primeira versão BETA, é uma versão exclusivamente para testes. Todos os bugs e erros serão corrigidos à medida em que forem encontrados.




Clique em um dos links abaixo para baixar o Google Maps Downloader:





Informações sobre o programa

(Extraído diretamente da janela de ajuda)


Este programa está em sua primeira versão BETA, e isso significa que nem todas as funcionalidades dele foram implementadas, e que algumas funcionalidades apresentam bugs, podendo ocorrer erros durante a execução.

Para salvar o mapa completo de uma determinada região, nesta versão você precisa saber as coordenadas X e Y do bloco de origem do mapa no zoom desejado. Para saber essas coordenadas, a forma mais rápida é entrar no site abaixo e pesquisar o nome do local. Então no site quando aparecer o mapa, coloque no zoom desejado e você poderá ver as coordenadas do primeiro bloco na linha onde diz 'x,y tile index'. Estes dois números devem ser digitados no programa no campo 'Coord. da imagem de origem' e o zoom no campo 'Nível de zoom'. O site para pesquisar as coordenadas é o seguinte:




Após configurar o programa com os dados das coordenadas e do zoom, escolha o tamanho do mapa, isto é, defina quantas imagens devem ser exibidas/salvas, digitando no campo 'Quantidade de imagens'. O campo H define a quantidade de blocos na horizontal e o campo V define a quantidade de blocos na vertical. Em seguida, basta escolher o tipo de mapa e clicar no botão 'Visualizar mapa'. Aguarde alguns instantes até que o mapa apareça na tela do programa. Se você perceber que o mapa está deslocado ou não aparece como você esperava, você pode deslocar o mapa em qualquer direção usando a tecla CONTROL + uma tecla de direção, e aguarde o mapa recarregar.

Quando o mapa estiver aparecendo na tela do programa exatamente como você quer, é possível salvá-lo de várias formas. Você pode simplesmente salvar o mapa inteiro como uma imagem PNG, e nesse caso, todas as imagens separadas que compõem o mapa serão 'grudadas' uma na outra para criar uma imagem única contendo o mapa inteiro. É possível também salvar de uma só vez todas as imagens separadas que compõem o mapa. Outra opção é salvar uma página HTML contendo uma tabela que referencia as imagens do mapa, de forma que quando você abrir a página no navegador, o mapa apareça inteiro, como se fosse uma imagem única. Uma última opção que pode ser útil caso você trabalhe com scripts, é salvar todas as imagens que compõem o mapa como uma lista de links, que referenciam as imagens direto nos servidores do Google.

É possível visualizar mapas offline neste programa. Para isso, é necessário que as imagens do mapa já tenham sido salvas na pasta 'Tiles' do programa. Para mudar entre online e offline, use a barra de menu.

O programa permite também salvar e gerenciar 'Favoritos'. Favoritos nada mais são do que configurações que você salva para não esquecer depois. Quando você adiciona um favorito, todas as informações de como abrir o mapa são armazenadas. Essas informações são o X e Y do bloco de origem, o tamanho do mapa (H e V), o nível de zoom e o tipo de mapa. Quando você clica em um favorito através da barra de menu, o programa apenas restaura essas informações e exibe o mapa correspondente.

Uma funcionalidade adicional, é a de carregar um mapa estático do Google. Através do menu, escolha 'Carregar mapa estático' e então na janela que aparecer, digite o nome do local (cidade, estado, país, etc.) da mesma forma como você faria no Google Maps. Escolha o nível de zoom e tipo de mapa, e então clique em 'Carregar' para exibir o mapa estático na tela do programa. Não é possível salvar os blocos separados de um mapa estático mas você pode salvar a imagem inteira do mapa como PNG.

O programa inclui algumas outras funcionalidades. Para saber mais verifique todas as opções disponíveis no menu.

Este programa é desenvolvido e distribuído gratuitamente. Se você gosta deste programa ou se ele estiver sendo útil, por favor envie relatório com os bugs (erros do programa) que você encontrar, pois assim será possível 'consertá-lo' e melhorá-lo cada vez mais. Relatórios de bugs, sugestões e comentários são bem-vindos no e-mail do desenvolvedor.

Obrigado por testar, e espero que o programa seja útil!