sábado, 2 de março de 2013

Xperia Play: o híbrido smartphone + videogame

Olá, viciados em videogames e tecnologia!

Estou aqui hoje escrevendo este artigo para apresentar um aparelho sensacional chamado Xperia Play! Ele é essa coisa linda aí na foto abaixo:




Fabricado pela Sony Ericsson e lançado em meados de 2011, o Xperia Play é uma mistura de smartphone com console portátil de videogame, o único deste tipo de smartphone no mundo, e ainda conta com um selo de "Playstation Certified", o que significa que ele tem suporte oficial da Sony para rodar certos jogos de Playstation 1, que foram adaptados pra ele. Equipado com o sistema Android, este smartphone é obrigatório para quem curte jogar videogame em qualquer lugar e a qualquer momento. Nele é possível instalar jogos oficiais de Playstation adaptados, além de jogos exclusivos para Xperia Play da loja online, sem falar nos milhares de jogos e emuladores para Android disponíveis no Google Play (antigo Android Market) nos quais você pode jogar games do NES, Super NES, Atari, Mega Drive, Master System, MSX, ZX Spectrum, Game Boy Color, Game Boy Advance, e (pasmem) até de Nintendo 64 e de Playstation 1, numa qualidade praticamente perfeita. Em outras palavras, se você curte videogames, você precisa com urgência do Xperia Play! Esse na foto abaixo é o meu, bem na hora de "desempacotar" o bichinho:




Só pra começar, no slide ele tem um controle parecido com o controle do PSP ao invés de um teclado, com todos os botões que você está acostumado, além de dois "controles" analógicos sensíveis ao toque, fazendo dele o smartphone perfeito para jogar qualquer tipo de jogo. E vale lembrar que hoje, por enquanto, este é o único smartphone deste tipo, não existe nenhum outro sequer parecido. A tela dele é de vidro resistente a arranhões, touchscreen (multitouch), e é enorme: 4 polegadas com resolução de 480x854 pixels. A tela é extremamente nítida e brilhante, tanto é que na maior parte do tempo eu deixo o brilho pela metade e dá pra enxergar perfeitamente, economizando bateria. Como comentei antes, o sistema dele é o Android, que está com atualização para a versão 4.0 (isso agora em março de 2013). Ele tem armazenamento interno de 400 MB (é relativamente pouco) e capacidade pra cartão de memória MicroSD de até 32 GB (o meu já veio com um de 8 GB). Tem internet Wi-Fi, bluetooth, GPS, câmera traseira de 5 megapixeis com flash e outra câmera frontal VGA, e conexão via cabo MicroUSB. Além disso, se você tiver plano de dados ilimitado na sua operadora de telefonia móvel, você consegue acessar a internet usando ele como modem no seu computador ou notebook. O Xperia Play não é dual-core, ele tem apenas um processador de 1 GHz (Scorpion), mas não se preocupe, porque ele é extremamente rápido em todas as funções, inclusive nos jogos, todos que testei rodam perfeitos sem lag e sem travar. O processador de vídeo é um Adreno 205, muito bom por sinal. O som é extremamente nítido e altíssimo, a campainha mesmo dá pra ouvir a quilômetros de distância. Lógico, você pode usar fones de ouvido comuns porque ele tem aquela entrada 3.5mm padrão. Ele vem com player de MP3 e de vídeo, padrões do Android. Vem também com o navegador padrão, editor de documentos office (word, excel, powerpoint), e é integrado com o Facebook. Confira como é a tela inicial dele (customizada por mim, obviamente, a maioria dos aplicativos e widgets que aparecem ali fui eu quem instalei):




O Xperia Play seria 100% perfeito se não fosse pelas três reclamações que eu tenho, e que são as seguintes: primeiro, ele não tem sintonizador de rádio FM. Segundo, a capa traseira é puro plástico, que apesar de ser resistente (nem tanto), arranha bastante e fica cheio de marcas de dedos, chega a ser bem incômoda às vezes depois de um certo tempo segurando. E terceiro, ele é pesado e gordo. Sim, porque afinal de contas tem um controle completinho de Playstation embaixo dele, e é isso que aumenta o peso e grossura do negócio. Segurar o aparelho com uma mão só é meio chato.




Deixando pra trás os poucos defeitos do Xperia Play, as qualidades superam e muito. Como citei no início, você consegue acessar internet no seu computador ou notebook usando ele como modem. Isso mesmo, se você tem internet ilimitada pela sua operadora, basta ligar o tráfego de dados no aparelho, ligar ele pelo cabo USB no computador, e no aparelho selecionar a opção de vínculo USB. Assim o seu computador reconhece o aparelho como se fosse um dispositivo de rede e consegue acessar a internet normalmente através do compartilhamento da conexão de dados do aparelho. O problema é que enquanto você estiver neste modo, não é possível acessar o cartão de memória do aparelho. E não sei se é só na minha máquina, mas se você estiver com o Winamp aberto no PC, e conectar o Xperia Play pelo USB, o Winamp trava na hora.

Agora vamos falar do que realmente interessa, que é a parte de "console portátil de videogame" do Xperia Play. O controle dele vem com todos os botões comuns do Playstation, ou seja, os direcionais, o quadrado, triângulo, bolinha e cruz, o start e select, o L e o R, os dois "controles" sensíveis ao toque (no lugar daquelas duas alavancas), além de um botão de menu para acessar o menu do Android. Ele já vem com um jogo instalado na memória, que é o famoso Crash Bandicoot, do bom e velho Playstation 1. A jogabilidade é simplesmente incrível, o jogo roda perfeito, mais parece um PSP do que um smartphone. Como eu gosto é de jogos antigos, logo no primeiro dia eu já tratei de ir no Google Play e baixar todos os emuladores que eu pude encontrar. Os melhores e indispensáveis são gratuitos para baixar, e são os seguintes:




- Ataroid: emula o Atari 2600
- GBCoid: emula o Game Boy Color
- My Boy: emula o Game Boy Advance
- Nesoid: emula o NES (o velho "nintendinho 8-bit")
- SNesoid: emula o Super NES
- Gearoid: emula o Sega Master System e Game Gear
- Gensoid: emula o Sega Mega Drive (Genesis)
- MSX.emu: emula o MSX
- ZXdroid: emula o ZX Spectrum
- N64oid: emula o Nintendo 64

Todos os emuladores que testei funcionam muito bem, você pode definir os controles e associá-los aos botões do smartphone, e todos funcionam exceto os sensíveis ao toque. A velocidade, som e jogabilidade são praticamente perfeitas. Por exemplo, o emulador de Nintendo 64 roda melhor no Xperia Play do que no meu PC! Para conseguir os jogos, você pode procurar as ROMs no www.emuparadise.me, que é atualmente o maior e melhor site de ROMs do universo inteiro!




Além dos emuladores é claro que qualquer outro jogo e aplicativo compatível com Android vai funcionar no Xperia Play, mas nem todos aceitam os controles do aparelho, alguns aceitam somente controle pela tela touchscreen.

E aí, ficou afim? O meu eu comprei no MercadoLivre por pouco mais de R$ 600 incluindo frete. Nas lojas muito provavelmente sai mais caro. Se puder achar na internet sempre é mais em conta.

Acho que era isso, pessoal. Resumindo: você gosta de videogame? Então você necessita do Xperia Play já! Eu mesmo já estou bem viciado nesse smartphone!